A Terapia por Pressão Negativa (TPN) é uma técnica de tratamento de feridas que utiliza a sucção para promover a cicatrização, removendo fluidos e estimulando o crescimento de tecido.
A TPN aplica pressão negativa (abaixo da pressão atmosférica) sobre a ferida através de um curativo especial (geralmente uma espuma ou gaze).
Essa pressão negativa ajuda a Remover fluidos da ferida (exsudato), reduzindo o edema e o risco de infecção. Contrair as bordas da ferida, diminuindo o tamanho da área afetada. Estimular o crescimento de tecido de granulação (tecido novo e saudável). Aumentar o fluxo sanguíneo para a região ferida. O líquido aspirado é coletado em um recipiente dentro da unidade de controle da TPN.
Benefícios:
Cicatrização mais rápida, Redução do tempo de hospitalização, Menor risco de infecção, Menor necessidade de trocas de curativos.
- Feridas crônicas
- Feridas pós-cirúrgicas
- Feridas traumáticas
- Queimaduras
- Feridas diabéticas
- Enxertos de pele
- Lesões por pressão
Contraindicações:
- Presença de necrose no leito da ferida
- Presença de tecido com malignidade
- Osteomielite sem tratamento
- Fístulas não entéricas ou não exploradas
- Exposição de vasos, nervos, órgãos ou sítios de anastomoses
É importante ressaltar a TPN deve ser realizada por profissionais de saúde qualificados e a sua aplicação deve ser feita de acordo com as contra indicações e os cuidados necessários.
Aqui deixo um pouco do que aprendi no segundo seminário com a Enfermeira Claudia Gobbi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário